Yamaha revela Sports Ride Concept

Sports Ride Concept_7
Pesa 750 kg, tem motor 1.0 de três cilindros com 80 cavalos e chassis em fibra de carbono!

A construtora de motas Yamaha deu a conhecer recentemente o UTV YXZ1000R mas agora decidiu alargar a oferta ao mundo automóvel. Na edição deste ano do Salão Automóvel de Tóquio, no Japão, apresentou o Sports Ride Concept, um pequeno desportivo com 3900 mm de comprimento com chassis em fibra de carbono iStream Carbon concebido pelo antigo designer da McLaren F1 Gordon Murray, em colaboração com os japoneses da Toray (que já tinha colaborado com Murray no desportivo Teewave de 2011). Esta estrutura de formato tubular, económica e fácil de produzir, é uma nova variação da plataforma iStream, também patenteada pelo britânico, feita em fibra de vidro. Isto deverá permitir que o desportivo pese apenas 750 kg. Gordon Murray confirma que esta base pode ser adaptada para vários formatos de carroçaria, estando neste momento na calha um descapotável.

Quem desenha o projeto do carro é, no entanto, o antigo designer da Toyota, Dezi Nagaya, que demorou cinco meses a concluí-lo. Apesar disso, o estúdio Gordon Murray Design deu o seu input no concept, que se inspira nas motos da Yamaha.

O sistema propulsor deste potencial concorrente do Mazda MX-5 ainda não foi confirmado, mas deverá ser uma versão atualizada do 1.0 de três cilindros já utilizado no Yamaha Motiv, um microcarro estreado há dois anos. Este motor deverá ter uma potência a rondar os 80 cv. Murray diz que os custos da produção do chassis estão relacionadas com o volume de carros a produzir em série. O britânico diz que a partir de 1000 unidades já será lucrativo. De acordo com a Autocar, o preço do Yamaha Sports Ride, um modelo concebido para corresponder aos gostos globais, e que utiliza tecnologias e materiais dos bólides da F1, deverá aproximar-se do Lotus Elise, que em Portugal começa nos 43 mil euros.

Galeria:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sem comentários

Deixe uma resposta

*

*