VW apresenta oitava geração do Passat

VW_Passat_Variant_2015_2

Marca alemã apresentou o novo modelo nas variantes sedan e carrinha.

A Volkswagen acaba de desvendar a mais recente geração de um dos modelos de maior tradição da marca alemã, o Passat. Para esta oitava geração a VW decidiu aumentar a fasquia do modelo do segmento médio para que pudesse além de competir com os habituais Ford Mondeo e Opel Insignia, poder roubar clientes ao BMW Série 3 e Mercedes Classe C.

Com níveis de equipamentos de maior qualidade e mais características tecnológicas de ponta, o novo Passat é mais pequeno, mas o aproveitamento de espaço é mais eficiente graças à adopção da plataforma modular fléxivel MQB do Grupo Volkswagen.

O novo Passat vai estar disponível com 10 motores turbo de injeção direta a gasolina e a diesel com uma faixa de potência entre 120 cv e  280 cv. Todos os motores cumprem as normas Euro 6 de emissões e tanto o consumo de combustível como as emissões de CO2 foram reduzidas até 20 por cento. Todas as versões estão equipadas com um sistema stop-start e tecnologia de travagem regenerativa.

Pela primeira vez, o Passat também será oferecido numa versão plug-in híbrida que combina um motor a gasolina TSI de 154 cv e um motor elétrico de 107 cv. Com uma potência combinada de 211 cv este veículo vai tornar-se no plug-in híbrido mais potente da Volkswagen. Além disso o veículo pode ainda circular em modo de emissões zero, já que tem uma autonomia elétrica de 50 km.

VW_Passat_2015

De acordo com o Presidente da Volkswagen, Martin Winterkorn, “O novo Passat tem uma melhor relação preço qualidade, porque transfere tecnologias e recursos para o segmento médio, que são normalmente limitados a carros de categoria superior. O carro foi projetado para ser um carro premium sem um custo superior e é projetado para ser atrativo sem inveja.”

No que toca ao design do modelo a Volkswagen manteve as linhas “clean” e com traços semelhantes a outros modelos da gama da marca. O veículo caracteriza-se pelas pequenas saliências, linhas de vinco subtis na carroçaria, pequeno espaçamento entre os painéis e poucos detalhes.

O Passat está disponível com faróis LED traseiros e faróis dianteiros LED ou de halogéneo, dependendo da versão. O sistema Dynamic Light Assist, que ajusta automaticamente a intensidade dos faróis quando é detectado tráfego está incluído na lista de opcionais.

Com 4767 milímetro de comprimento, 1.832 milímetros de largura e 1.456 milímetros de altura, o novo Passat é 2mm mais curto, 12 mm mais largo e 6 milímetros mais baixo do que o seu antecessor. Apesar da redução nas dimensões externas, a Volkswagen afirma que o novo Passat um espaço interior maior. A capacidade de carga de 650 litros é 47 litros superior ao da geração anteropr. A capacidade máxima aumenta para 1780 litros quando os bancos traseiros são rebatidos.

VW_Passat_2015_5

Uma das novidades da nova geração é a introdução de um ecrã TFT de 12,3 polegadas TFT. Outra estreia é a do novo ecrã HUD da Volkswagenque utiliza um painel de vidro separado colocado na parte superior do painel de instrumentos para projetar informações relevantes na linha de visão do condutor. O Passat também recebe as mais recentes opções do Modular Infotainment System, incluindo a aplicação Car-Net da Volkswagen que permite conectividade no interior do veículo.

Entre a longa lista de tecnologia de segurança estão incluídos os sistemas Side Assist com Rear Traffic Alert, que alerta para o trânsito no ângulo morto, o Jam Traffic Assist, que acelera automaticamente e abranda o carro no trânsito intenso até uma velocidade pré-determinada, o Emergency Assist, que potencialmente pode parar o carro quando o condutor está ferido ou incapacitado e ainda a última geração do sistema Front Assist com City Emergency Braking, que combina radar e sensores da câmara para adicionar detecção de pedestres.

Além das variantes sedan e carrinha a Volkswagen vai lançar no futuro as variantes Alltrack e CC.

Desde o lançamento em 1972 cerca de 22 milhões de Passats saíram da linha de produção da Volkswagen.

Galeria:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vídeo:

Exterior

Interior

Sem comentários