Volkswagen Golf VI GTI

Golf-GTI_3

Foi com enorme prazer que tive a oportunidade de experimentar este carro, que me deixou completamente fascinado. Os numeros não assustam ( 210 cv / 280nm’s ), mas depois de nos sentarmos ao volante e principalmente de ouvir o som do sistema de escape de origem… aqueles 210cv ganham outra vida.

Começando pelo equipamento, super completo tendo em conta que o carro só tinha 4 extras :

– Bluetooth;
– DSG;
– Suspensão adaptativa;
– Bancos em Pele;

Os restantes, vêm incluidos como equipamento OEM do modelo :

– Sensores de Luz;
– Sensores de Estacionamento;
– Faróis Bi-Xenon;
– Pormenores ‘a lá GTI’
– Radio TouchScreen
– etc..

Para começar, a posição de condução é excelente…. comparativamente com outros modelos da mesma gama ( Astra OPC, Leon Cupra ), na minha opininão é a mais bem conseguida. Os bancos têm um excelente apoio, mas na minha opinião são demasiado duros ( mas é um desportivo… ).

Golf-GTI_4

Em relação ao desempenho, nunca tinha experimentado um motor a gasolina ‘evoluido’ … mas a espectativa era grande já que com Turbo + Compressor é quase impossivel não ter a faixa de rotação +- ‘completa’. Apesar de tar habituado a motores diesel com +- a mesma potência, gostei de conduzir o GTI não só pela caixa DSG que ajudou bastante, mas pela forma como o GTI mete a potência no chão. O Diferêncial autoblocante electrónico deve ter sido uma das melhores implementações da VW nos ultimos anos. O sistema de escape confere um toque especial á condução do GTI, e confere ás passagens de caixa um rujido tipico de um motor maior.

Os consumos até me pareceram comedidos tendo em conta que tamos a falar de um 2.0 Turbo de 210cv. Salvo erro, a média rondava os 10… embora saiba que num andamento soft conseguisse talvez 8L, e num acelerado ( bastante ) perto de 20!

Golf-GTI_2

Em relação ao ‘value for money’… quem compra um carro destes, sabe que as 3 siglas que vêm identificadas inumeras vezes ao longo do carro significam que estamos a conduzir um modelo histórico/exclusivo por isso é de contar que não seja um carro low cost. Mas apesar de tudo, penso que os +- 40 000€ base ( 45 000€ do modelo que conduzi ) não são um valor absurdo pelo carro que é, tendo em conta todos os factores que referi acima.

Golf-GTI

Enfim… pode ser que tenha alguma sorte e que um dia destes olhe pá garagem e ele esteja lá

Mais info aqui!

Sem comentários

Deixe uma resposta

*

*