Nissan e Mitsubishi vão fazer citadino eléctrico

mitsubishi-i-miev-charging

As duas marcas nipónicas qureem desenvolver um citadino eléctrico a preço atractivo.

A Nissan e a Mitsubishi decidiram criar uma joinventure para desenvolverem em conjunto um novo citadino eléctrico, que tenha baixos custos de produção e possa ser comercializado por um preço atrativo, estando a sua chegada prevista para 2016.

Segundo o jornal japonês Nikkei, que cita fontes das duas marcas nipónicas, o projecto da parceria visa essencialmente a produção de um veículo eléctrico citadino de dimensões reduzidas que seja mais competitivo do que os existentes no mercado, em termos de preço, mais concretamente com um valor até 20% mais barato.

Recorde-se que a Nissan é actualmente o maior produtor mundial de carros eléctricos, tendo-se destacado com o lançamento do modelo Leaf, em 2010, enquanto a Mitsubishi lançou, em 2009, o pequeno carro eléctrico i-MiEV, que é actualmente o modelo mais económico no mercado japonês neste segmento.

As duas multinacionais asiáticas pretendem agora combinar as mais recentes tecnologias ao seu dispor, com o objectivo de reduzir significativamente os custos de produção, de forma a garantir que o novo modelo seja lançado ao preço mais baixo possível, de modo a poder concorrer com os automóveis compactos a gasolina.

A imprensa francesa avança um preço de 1,5 milhões de ienes, o que corresponde a um valor de sensivelmente de 10.869 euros, para o novo veículo, que deverá ter uma autonomia de 200 quilómetros por cada carregamento de bateria, o que se traduzirá em custos estimados na ordem dos 300 ienes (2,19 euros), tendo estes valores em conta a realidade do Japão.

Sem comentários

Deixe uma resposta

*

*