Mercedes A45 AMG aprovado

Mercedes-Benz-A45-AMG

Todos gostariam de experimentar o pequeno desportivo da AMG e o user vesete da nossa comunidade teve esse privilégio! Aqui fica o relato do mesmo!

Recentemente tive oportunidade de conduzir um A45 AMG.

Começo por referir que adoro desportivos com motores grandes (mais de 4 cilindros) e prefiro claramente motores atmosféricos a turbos. Nos últimos anos tenho conduzido alguns dos recentes motores sobrealimentados de pequena cilindrada e tenho vindo a constatar que genericamente são interessantes, tinha portanto muita curiosidade com este, que creio ser actualmente o carro com mais potência especifica, sem entrar nos casos extremos dos exóticos.

O carro é fantástico, superou claramente a minha expectativa. Muito mais hard-core do que eu imaginava, faz lembrar um Mini Cooper S JCW, um granda ronco e rateres nas desacelerações e nas passagens em altas. Um power de encostar ao banco, uma cx de dupla embraiagem e 7 velocidades, bastante rápida e desportiva, enorme poder de travagem e uma autêntica lapa a agarrar-se ao alcatrão.

A suspensão é bastante firme, AWD, pneus 235/35 em jante 19, eram uns dunlop sport maxx, o carro inspira imensa confiança, mesmo em molhado. A resposta é excelente, poderá haver um delay quando se desacelera e volta a acelerar, tipico dos turbos, mas é muito pequeno, creio que vai sensivelmente até às 6.500 rpms, como andei sempre em manual chegou a acontecer “bater” no limitador (e a caixa não passa de mudança sozinha em manual).

Adorei o carro, parece um WRC na forma como responde aos nossos inputs, uma agilidade e até brusquidão espetacular. No fundo num carro normal, de dimensões contidas e com uma posição de condução normal e com boa visibilidade tem-se o que parece uma máquina de competição, perfeitamente utilizável no dia a dia, mas também um brinquedo fenomenal.

Se pensarmos 60/65 (com alguns extras) mil euros por um segmento C parece imenso, este que conduzi eram 75/76, mas se pensarmos no mesmo valor para um desportivo a sério com um nome forte (aliás 2) como mercedes e AMG, não é assim tanto. Confesso que passou directamente para um dos carros que mais gostava de ter e além disso desassossegou-me completamente, isto porque eu gosto de carros e de guiar, actualmente só tenho SUVs, bastante competentes e polivalentes como familiares, com uma condução razoavelmente interessante, mas obviamente nada a ver com um “animal” destes. No fundo estava a conseguir gerir razoavelmente o facto de já quase há um ano e meio não ter um carro desportivo e esta “experiência” veio despertar algo que ……. enfim.

Sinceramente se o tivesse que classificar de 0 a 20 ……. ficaria na dúvida entre 19 e 2

Sem comentários

Deixe uma resposta

*

*