Mercado automóvel sobe pelo 3º mês consecutivo na UE

mercado-automovel-3

A venda de automóveis na Europa em 2013 contraria a tendência registada no ano anterior.

Ao todo foram vendidos durante o mês de Novembro 938.021 carros em todo o mercado único europeu, o que apesar de corresponder a uma subida em relação ao mês anterior pouco acima de 1% não disfarça o mau ano em termos de comércio automóvel a nível da União Europeia. Em termos gerais, este é o terceiro pior mês de Novembro da história do mercado automóvel europeu desde que começaram a ser feitas estatísticas para os volumes de vendas.

Fazendo a análise do comércio desde o início do ano confirma-se a contração do mercado, que reduziu as vendas em 2,7% desde que começou 2013. Ligado a isso está uma redução do volume de negócio em alguns dos principais países europeus este ano, com destaque para um menor consumo em Itália (-7,7%), Alemanha (-4,9%) e França (-7,1%). Dos principais mercados europeus, apenas Espanha (+2,1%) e Reino Unido (+9,9%) contrariam esta tendência, apresentando valores de mercado superiores a 2012. Fazendo a contabilidade aos 27 países que fazem parte da EU verifica-se que apenas oito apresentam valores de mercado superiores ao ano anterior, entre os quais Portugal é aquele que apresenta a terceira maior variação positiva do mercado, que subiu este ano já 9.3%.

Apesar de em Novembro se ter verificado uma subida geral do mercado automóvel em 1,2%, no entanto os maiores países mantêm a tendência desde o princípio do ano. Por isso verifica-se que Alemanha (-2%), França (-4%) e Itália (-4,5%) comercializaram menos viaturas novas no último mês, enquanto Espanha (+15,1%) e Reino Unido (+7%) apresentam uma tendência inversa à realidade do chamado “bloco central” da União Europeia.

Sem comentários

Deixe uma resposta

*

*