Mazda renova CX-9

Mazda CX-9

Destaque para o primeiro bloco turbo de nova geração de propulsores 2.5 Skyactiv-G.

A Mazda aproveitou o Salão Automóvel de Los Angeles, nos EUA, para apresentar a nova geração do CX-9. Além das alterações estéticas e de outros pormenores, a grande novidade deste modelo é a estreia do motor a gasolina 2.5 Skyactiv-G, o primeiro bloco turbo de nova geração de propulsores, surgindo acoplado a uma caixa automática seis velocidades. Feito com base no motor Skyactiv-G naturalmente aspirado com a mesma cilindrada disponível no Mazda 6 e nos CX-5 nalguns mercados, o novo motor contará com um turbocompressor e injeção direta, debitando 250 cv e 420 Nm de binário máximo. Os valores não impressionam mas se tivermos em conta que o atual CX-9 tem motor 3.7 V6 e debita somente 273 cv….

Já o novo turbo estreia a tecnologia Dynamic Pressure Turbo, para uma maximização do desempenho da turbina, através da variação do nível de pulsação do escape, de acordo com a velocidade do motor. O sistema de recirculação de gases de escape permite que o motor mantenha a proporção de ar/combustível ideal, garantindo a quantidade certa de oxigénio necessária para a queima do combustível.

Exteriomente, o CX-9 apresenta uma evolução da linguagem Kodo, fazendo a ponte para a próxima geração de modelos. Destaque para a grelha de efeito tridimensional, que dota o SUV de um aspeto mais agressivo que o antecessor que já tinha uma década no mercado. Entre as tecnologias, destaque para os sistemas de segurança i-Activesense e tração integral inteligente i-Activ AWD.

O responsável máximo pela Mazda, Masamichi Kogai, reconheceu que “os EUA são um mercado chave para a marca. É preciso manter este embalo e procurar crescer daqui para a frente. O novo CX-9 será importante neste crescimento”. Aliás, o novo modelo foi concebido em colaboração com a equipa norte-americana da Mazda.

O SUV de sete lugares estará à venda a partir da próxima primavera nos EUA, Oceânia, Rússia e Médio Oriente.

Infelizmente, este modelo não será comercializado na Europa! Se houvesse com o motor Skyactiv-D 2.2….

Galeria:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sem comentários

Deixe uma resposta

*

*