Latvala vence Rali de Portugal

Latvala Rali Portugal 2015
No derradeiro dia do Rali de Portugal, Jari-Matti Latvala não vacilou e garantiu o triunfo na ronda lusa do WRC.

O piloto finlandês Jari-Matti Latvala (Volkswagen) garantiu, este domingo, a vitória na edição de 2015 do Rali de Portugal, quinta prova da temporada do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) ,cujo pódio foi totalmente dominado pela Volkswagen, uma vez que o francês Sébastien Ogier e o norueguês Andreas Mikkelsen terminaram nas segunda e terceira posições, respectivamente.

Líder desde sexta-feira, Latvala conseguiu assegurar o seu primeiro triunfo da época e o primeiro em Portugal ao conservar o comando nas três derradeiras especiais, na região do Minho, perante a ameaça de Ogier, terminando o rali em 3:30.35,3 horas, com 8,2 segundos de vantagem em relação ao actual bicampeão mundial, enquanto Mikkelsen ficou a 28,6 segundos do vencedor.

Na derradeira especial da prova, a segunda passagem por Fafe, que serviu de “power stage”, Ogier conseguiu ser o mais rápido, batendo Latvala por 2,2 segundos e Mikkelsen por 4 segundos, resultado que valeu pontos adicionais aos três homens da Volkswagen.

Atrás dos três pilotos da equipa oficial do construtor alemão terminou o britânico Kris Meeke (Citroen), que foi quarto na “power stage” e terminou em igual posição na geral, na frente do estónio Ott Tanak, que foi o melhor dos Ford, e de Dani Sordo, que se destacou entre os homens da Hyundai.

O “top 10” final ficou completo, por esta ordem, com o norueguês Mads Ostberg (Citroen), o australiano Hayden Paddon (Hyundai), o polaco Robert Kubica (Ford), que foi o melhor dos privados, e o checo Martin Prokop (Ford).

Apesar de ter falhado o recorde de cinco vitórias no Rali de Portugal que pertence ao finlandês Markku Alen, Sébastien Ogier, que triunfo nas três primeiras provas do ano (Monte Carlo, Suécia e México), consolidou a liderança no campeonato, somando agora 105 pontos, enquanto Mikkelsen ascendeu ao segundo posto, com 63, tendo trocado de posição com o compatriota Ostberg, que soma 57. Por seu turno, Latvala, após alcançar a 13ª vitória da sua carreira, ascendeu do nono para o quinto lugar da tabela, contabilizando 46 pontos.

Em termos de construtores, a Volkswagen é líder isolada do campeonato, com 146 pontos, seguindo-se a Citroen e a Hyundai, com 103 e 94 pontos, respectivamente. A próxima prova do Mundial de Ralis terá lugar na Sardenha, em Itália, entre os dias 11 e 14 de Junho.

Classificação final do Rali de Portugal
1. Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila, Fin (Volkswagen Polo R), 3:23.50,1 horas.2. Sébastien Ogier/Julien Ingrassia, Fra (Volkswagen Polo R), a 10,4 segundos.

3. Andreas Mikkelsen/Ola Floene, Nor (Volkswagen Polo R), a 26,8 segundos

4. Kris Meeke/Paul Nagle, GB/Irl (Citroën DS3), a 43,5 segundos

5. Ott Tanak/Raigo Molder, Est (Ford Fiesta RS), a 1.48,9 minutos.

6. Dani Sordo/Marc Marti, Esp (Hyundai i20), a 2.21,8 minutos

7. Mads Ostberg/Jonas Andersson, Nor/Sue (Citroën DS3), a 2.26,8 minutos

8. Hayden Paddon/John Kennard, Nzl (Hyundai i20), a 2.41,5 minutos

9. Robert Kubica/Maciek Szczepaniak, Pol (Ford Fiesta RS), a 4.27,5 minutos

10. Martin Prokop/Jan Tomanek, Che (Ford Fiesta RS), a 7.10,2 minutos

Sem comentários

Deixe uma resposta

*

*