Jaguar XE revelado antes do salão do Paris

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Após uma longa espera, a Jaguar finalmente revelou o seu novo modelo XE.

A Jaguar revelou finalmente, numa cerimónia em Londres, aquele que a marca pretende que seja o maior rival do Série 3: o Jaguar XE. A marca britânica optou por revelar primeiro a versão mais desportiva XE S. O novo modelo chega ao mercado em 2015.

Com uma plataforma de tração traseira, o XE foi concebido para proporcionar uma condução desportiva, mas numa tentativa de redefinir o conceito da berlina desportiva através da construção leve avançada, linhas aerodinâmicas, interior luxuoso e níveis elevados de requinte e comportamento.

O novo Jaguar XE, com a sua estrutura de elevado conteúdo de alumínio, é o primeiro modelo desenvolvido pela Jaguar Land Rover com a nova arquitetura modular e pretende definir as normas da dinâmica de condução dos sedans do segmento médio.

“A posição de liderança da Jaguar como fabricante de veículos em alumínio de alta performance permitiu-nos desenvolver uma estrutura leve e rígida, que é totalmente revolucionária no seu segmento. Desta forma, a tecnologia avançada do chassis de XE permite proporcionar uma conjugação de agilidade e níveis de requinte sem precedentes”, explica Kevin Stride, Diretor da Linha de Produto do Jaguar XE.

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Uma das inovações na criação do design do Jaguar XE foi o facto de ter sido concebido em conjunto com a plataforma modular. Isto permitiu um aumento de soluções já que as equipas de design e engenharia trabalharam lado a lado.

O XE herda alguns pormenores de design do XF, que deram origem à linguagem moderna de design da Jaguar. Entre eles o capot esculpido, os faróis estreitos e os faróis diurnos “J-blade”, a linha de cintura longa e ascendente e a curvatura coupé do tejadilho.

O novo XE segue a tradição de forma e função sem compromissos e apresenta o coeficiente de resistência aerodinâmica mais baixo de sempre num Jaguar, com um Cx de apenas 0,26.

Ainda assim torna-se difícil não fazer comparações entre o XE e o Série 3 e, em termos de silhueta, encontramos algumas semelhanças claras, principalmente na área do tejadilho.

“O nosso objetivo era criar um design atraente e dinâmico que refletisse claramente a posição do XE como veículo ideal para os amantes da condução. As proporções deslocadas para a traseira numa plataforma compacta proporcionam ao XE uma sensação de movimento, mesmo quando está parado,” refere Ian Callum, Diretor de Design da Jaguar.

O habitáculo disponibiliza níveis elevados de conforto e espaço. O requinte dos seus materiais e acabamentos são combinados com a tradicional qualidade de acabamentos artesanais da Jaguar para proporcionar um interior inigualável no seu segmento.

Uma das novidades é o novo sistema de informação e entretenimento InControl do XE que disponibiliza a tecnologia mais recente para ligar o veículo ao condutor e, simultaneamente, ao mundo exterior. O elemento central deste sistema é composto por um ecrã táctil de oito polegadas com uma interface gráfica nítida muito intuitiva e tempos de resposta reduzidos.

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A estrutura de alumínio é uma das armas secretas do novo Jaguar XE. A maior parte do alumínio é liga leve de alta resistência da série 6000.

O novo Jaguar XE foi concebido para cumprir a normas internacionais mais exigentes de testes de embate com o objetivo de conseguir a classificação máxima no Euro e US NCAP. O seu capot com airbag para peões assegura níveis de proteção elevados em caso de um eventual atropelamento.

A Jaguar refere ainda que está a apostar na sustentabilidade que a liga que está a ser utilizada, RC 5754, é obtida principalmente a partir de material reciclado. A marca salienta que pretende que até 2020 75% dos seus veículos sejam produzidos com recurso a material reciclado.

Segundo a Jaguar o XE tem a suspensão mais sofisticada na sua classe com o objetivo de tentar estabelecer novos padrões de classe no que toca à condução e ao controlo.

Enquanto que a maiorias dos seus concorrentes utiliza suspensão dianteira MacPherson, os responsáveis pelo comportamento dinâmico da Jaguar insistiram na superioridade da configuração de triângulos duplos. As mangas de eixo dianteiras em alumínio são tão leves quanto robustas e foram forjadas utilizando um processo de produção patenteado.

Na suspensão traseira a Jaguar optou por uma solução menos convencional ao recorrer a um design Integral Link, um sistema normalmente instalado em veículos de segmentos superiores, que disponibiliza os valores ideais de rigidez lateral e longitudinal necessários para o comportamento preciso e suave do XE. A utilização massiva de alumínio permitiu minimizar o peso.

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A Jaguar apresentou o novo XE com a versão mais desportiva XE S. Esta versão utiliza um motor 3.0 V6 Supercharged. Este motor desenvolve 340cv e 450Nm de binário e transmite a sua potência às rodas através de uma caixa automática de oito velocidades equipada com patilhas no volante para proporcionar ao condutor acesso imediato às suas prestações impressionantes. Com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos, o XE S atinge uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 250 km/h.

O novo modelo vai ainda receber motores da nova família Ingenium. O primeiro desses motores será um 2.0 diesel de quatro cilindros. Este motor foi especialmente concebido para ser uma referência em termos de consumo, requinte e performance. Em complemento, cumpre as mais exigentes normas de emissões de gases a nível internacional.

O novo Jaguar XE vai estar disponível para encomenda a partir do próximo mês de Outubro, com um preço base de 43.005€ , e chega aos mercados no mês de Junho de 2015. Todos os detalhes da gama do XE vão ser reveladas no Salão Automóvel de Paris.

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