Chevrolet mostra carro autónomo

Chevrolet FNR concept
O Salão de Xangai foi o palco escolhido para a estreia de um veículo eléctrico com condução autónoma.

A Chevrolet desvendou, esta semana, no Salão Automóvel de Xangai, na China, o FNR concept, um estudo de um veículo eléctrico com condução autónoma.

Desenvolvido pela Pan Asia Technical Center (PATAC), uma parceria entre a General Motors e a SAIC Motor, o FNR assume-se como um veículo inteligente e único, criado a pensar nos automobilistas do futuro, que incorpora novas possibilidades tecnológicas e interligação de sistemas.

Esta projecção de carro do futuro conta com grandes jantes de cubo fixo, carroçaria articulada, portas de abertura vertical e faróis de laser embutidos tanto na frente como na traseira.

Ao nível do interior, a cápsula inclui um sistema de ignição com base no reconhecimento ocular, um ecrã central de grandes dimensões, que reúne toda a informação, e bancos dianteiros que rodam num ângulo de 180 graus, quando a viatura opera em modo autónomo, criando uma espécie de espaço “lounge” para quatro pessoas. Segundo a Chevrolet, “o FNR está recheado com um conjunto de tecnologias inteligentes normalmente apenas encontradas nos filmes de ficção científica”.

Equipado com blocos eléctricos instalados junto às rodas, o FNR beneficia ainda do processo de carregamento das baterias efectuado sem fios e de um radar no tejadilho, capaz de monitorizar a zona circundante ao veículo, equipamento que, aliado a um conjunto de sensores, permite a funcionalidade de condução sem intervenção do condutor.

Galeria:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sem comentários

Deixe uma resposta

*

*